Cliente
Indústria de Granitos GRANICAVEZ

Local
Celorico de Bastos
Portugal


Projecto Realizado
Estudo Reciclagem de águas e prensagem de lamas

O estudo realizou-se no contexto da implementação de um sistema de reciclagem de água nas instalações da GRAVICANEZ, com vista a melhoria contínua da gestão ambiental e económica da empresa, de modo a ser atingido o grau de desenvolvimento sustentável desejado pela empresa.
Para uma correcta percepção da realidade da empresa, numa primeira fase foram enumerados e descritos os impactes ambientais inerentes á actividade da empresa e as suas consequências no meio ambiente, dando mais ênfase aos impactos relacionados com os recursos hídricos. Após esta análise, foram então enumeradas as soluções destinadas a mitigar os impactes ambientais inicialmente encontrados, procedendo-se ao dimensionamento da solução económico-ambiental mais viável empresa em questão. Foi então dimensionado e projectado um sistema de recirculação de águas e filtragem de lamas, de acordo com as necessidades da empresa.
Por fim, e de modo a tentar que num futuro próximo, todos os impactos ambientais inerentes a este processo de produção, foram ainda estudadas e enumeradas algumas opções que se encontram sob investigação, para a optimização dos resíduos provenientes do tratamento de lamas, através da reutilização dos mesmos.